West Texas Intermediate


Os CFD (contratos sobre diferença) são instrumentos financeiros complexos que apresentam um risco elevado de perda rápida de capital por causa da alavancagem. De 74 a 89% das contas de clientes individuais perdem dinheiro ao negociarem CFDs. Você deve assegurar-se de compreender perfeitamente o funcionamento desses contratos e que você tem condições de se expor ao risco de perder dinheiro nessas negociações.
Classificação: 4.20 45 votos
 

No âmbito do tradingdo petróleo on-line, os investidores frequentemente têm escolha entre diversos ativos em função da zona de produção dessa matéria-prima. O tipo de petróleo mais difundido nos mercados é chamado Brent WTI, para West Texas Intrermediate. Para se aproveitar das flutuações de sua cotação por meio dos CFD, convém conhecer suas principais características e suas especificidades. Para acompanhá-lo nesse estudo, seguem mais amplos detalhes sobre esse mercado de petróleo.

 

O que é chamado West Texas Intermediate?

O West Texas Intrermediate, mais comumente designado pela sigla WTI, encontra-se, às vezes, com o nome de Texas Light Sweet em certas corretoras. Na realidade, trata-se de um tipo de petróleo bruto que os economistas utilizam como valor padrão para determinar o preço do bruto nos mercados, no âmbito de contratos a termo. Essa cotação é operada na New-York Mercantile Exchange que é a principal Bolsa de Valores para as matérias-primas mundiais.

Contam-se, pelo mundo, três tipos de petróleo bruto servindo de referência para o preço do petróleo em função da sua zona de produção: o Brent do Mar do Norte como referência do petróleo europeu, enquanto é o bruto de Dubai que é a base para a determinação dos preços para os países da OPEP.

O petróleo bruto WTI, por sua vez, é citado em quase todos os comunicados econômicos desse setor nos Estados-Unidos e na América do Norte.

 

Características detalhadas do West Texas Intermediate:

Uma das particularidades do bruto WTI é que ele é bem mais leve ainda do que o Brent. Ele também é chamado Texas Light Sweet por causa do fraquíssimo teor em súlfur (0,24%) que caracteriza um petróleo bruto mais suave. Tecnicamente, o petróleo WTItem uma densidade API de 39.6 e densidade específica em torno de 0,827.

A maior parte do tempo, o WTI é refinado diretamente nos Estados-Unidos, principalmente no MidWeste no entorno do Golfo do México, por motivos práticos, pois os campos de produção são mais próximos.

 

Histórico e cotação do West Texas Intermediate:

É possível consultar o histórico dos preços do WTI no site da Energy InformationAdministration do Departamento de Energia. A referência que deve se buscar é “WTI Cushing Oklahoma”.

Constata-se geralmente que o preço do barril de bruto WTI é ligeiramente superior ao barril de Brent ou de Dubai. Ele é frequentemente cotado 1 dólar a mais do que o Brent e dois dólares acima do Dubai. Entretanto, pode acontecer que o barril de WTI fique mais barato que o Brent, mas,historicamente,essa diferença nunca ultrapassou 27 dólares.

Vários indicadores são levados em conta no cálculo do preço do barril de WTI. Evidentemente, é principalmente a lei da oferta e da demanda que influencia as cotações, mas outros fatores fundamentais também podem produzir um efeito mais ou menos acentuado.

Assim sendo, convém primeiramente ser vigilante quanto à publicação semanal dos estoques americanos que é frequentemente um ótimo momento de entrada.

Mas toda a atividade geopolítica relacionada à produção de petróleo influencia também os preços do WTI. É o que pôde ser observado recentemente com os conflitos que estouraram entre países produtores do Oriente Médio e empurraram as cotações para cima, motivado pelo temor de uma possível escassez de petróleo do lado ocidental.

Investir no West Texas Intermediate:

Das WTI-Barrel ist ein sehr beliebter börsengehandelter Vermögenswert auf dem Rohstoffmarkt, der sich für Investoren als sehr interessant erweisen kann. Traden auch Sie auf dem Ölmarkt auf den Kurs von West Texas Intermediate, und nutzen Sie dafür eine zertifizierte Tradingplattform.