Os principais países exportadores de petróleo

Para melhor assimilar a dinâmica dos mercados petrolíferos e negociar sobre a cotação do petróleo, é interessante conhecer os principais países exportadores de petróleo e o funcionamento da OPEP que é a organização que rege a produção desses países. Seguem, portanto, algumas informações sobre a OPEP e a lista dos principais países membros dessa organização.

 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo: a OPEP:

A OPEP é uma organização intergovernamental de países cujo papel é de negociar com as companhias petrolíferas os assuntos tratando da produção de petróleo.

Com efeito, a OPEP desempenha um papel de regulador sobre a produção e o preço do petróleo ao coordenar o conjunto dos países produtores e exportadores, notadamente por meio de cotas de produção, o que influencia diretamente os preços no mercado financeiro.

As decisões da OPEP também são influenciadas por diversos fatores, entre os quais as variações do valor do Dólar no mercado de câmbio, haja vista que todas as transações de petróleo são efetuadas nessa moeda. Assim sendo, um dólar em baixa influenciará também para a baixa o poder aquisitivo dos países exportadores para suas compras em divisas estrangeiras.

Obviamente, a OPEP não é a única que influencia as variações do preço do petróleo, uma vez que os mercados a termo ICE e NIMEX onde são cotados os barris de bruto também desempenham um papel importante na determinação das cotações.

 

Lista dos países exportadores de petróleo:

Vamos nos interessar agora aos países exportadores, membros da OPEP. Escolhemos de classificá-los por continente:

  • Na África: Argélia, Angola, Líbia e Nigéria;
  • No Oriente Médio: Os principais exportadores daquela região são: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Irã, Kuwait e Qatar;
  • Na América do Sul: Equador e Venezuela.

Alguns países exportadores de petróleo não fazem parte da OPEP. São o Canadá, os Estados-Unidos, México, Noruega, Omã, Reino-Unido, Rússia e Sudão.

Nota-se ainda que alguns países que eram classificados como exportadores saíram da lista, como a Indonésia que, em 2008 passou a importar petróleo em volumes expressivos, ou ainda o Gabão que foi membro da OPEP de 1975 a 1996.

 

Para que conhecer os países exportadores de petróleo?

É importante conhecer os países exportadores de petróleo para conseguir antecipar certas movimentações das cotações no mercado petrolífero. Com efeito, a situação geopolítica desses países tem forte influência sobre os preços do ouro negro.

Portanto, é interessante acompanhar as notícias sobre esses países para antecipar uma eventual alta ou queda das cotações.

Como investir em petróleo on-line?

Se você se interessar por um investimento em petróleo, recomendamos de se cadastrar sem mais tardar em uma plataforma de negociação on-line para começar a negociar esse ativo, pondo em prática todas nossas orientações.