Pode-se fazer previsões sobre o preço do petróleo?

Negociar o petróleo é um excelente meio para especular no mercado financeiro. Mas por isso, precisa ser capaz de prever qual será a evolução dos preços do petróleo. Pode-se fazer facilmente tal previsão em curto, médio ou longo prazo? Certamente é possível, e por meio de diversos métodos.Vamos analisar neste artigo quais são esses métodos e como utilizá-los.

 

Fazer uma previsão dos preços do petróleo com a análise técnica:

A ferramenta principal que permite fazer uma previsão relativa aos preços do petróleo é sem dúvida a análise técnica, ou seja, a análise dos gráficos das cotações do barril de petróleo em tempo real. Com efeito, esses gráficos nos fornecem informações preciosas sobre as possibilidades de evolução dos preços em curto como em longo prazo.

Para tanto, basta você saber interpretar os diversos indicadores que for encontrar nesses gráficos, tais como:

  • As tendências: As tendências são fáceis de identificar e correspondem a movimentações altistas ou baixistas pronunciadas. Quanto mais forte a tendência, mais possibilidade de perdurar no tempo, e vice-versa;
  • A volatilidade: É a força da tendência do momento. Quanto mais forte a volatilidade, mais a tendência pode se prolongar no tempo;
  • Os suportes técnicos: Um nível de suporte é o nível mais baixo alcançado anteriormente pela tendência. Se esse nível é ultrapassado na baixa, a tendência baixista é confirmada e os preços deveriam seguir caindo. Se esse nível de suporte não é ultrapassado, pode-se esperar uma reversão da tendência para a alta;
  • As resistências técnicas: Uma resistência técnica é exatamente o inverso de um suporte. Trata-se do nível mais alto atingido anteriormente pela tendência. Quando esse nível é ultrapassado para a alta, a tendência altista deveria prosseguir. Caso contrário, é o anúncio de uma reversão dos preços para a baixa.

Existem vários outros indicadores técnicos, mas não falaremos deles aqui por serem bem mais complexos.

 

Fazer uma previsão sobre os preços do petróleo com a análise fundamentalista:

Outro método de análise que permite antecipar uma alta ou uma queda dos preços do petróleo é a análise fundamentalista. Ela consiste em explorar os dados não técnicos para antever a reação do mercado petrolífero.
Para isso, basta consultar o calendário econômico no qual estão publicados os eventos suscetíveis de influenciar os preços. Dentre esses eventos, notaremos mais especificamente:

  • A evolução dos estoques de petróleo: Estoques em alta puxarão uma queda dos preços e vice-versa;
  • Os anúncios dos países produtores de petróleo;
  • A evolução do preço do Dólar, em correlação inversa ao valor do petróleo.Significa que um Dólar forte tornará o petróleo menos atrativo para os investidores estrangeiros, o que tende a fazer com que caia a demanda e, portanto, os preços.

Evidentemente, para uma previsão confiável sobre os preços do petróleo, é pertinente utilizar conjuntamente as análises técnica e fundamentalista.

Como utilizar essas previsões para negociaro petróleo?

Todas as corretoras CFD oferecendo o petróleo como ativo negociável disponibilizam aos seus investidores as ferramentas necessárias para realizar essas previsões por meio de gráficos incluindo indicadores e calendário econômico.