Negociar no mercado de petróleo

Vasto mercado mundial, o mercado petrolífero é constituído de três grandes partes. Distinguem-se, de fato, produção, refinação e comercialização.Por certo, o produto bruto, o petróleo, é refinado para ser transformado em combustível (gasolina, óleo diesel e derivados...) ou ainda pode servir na fabricação de asfalto ou de lubrificantes.

 

O preço do petróleo:

Porém, o petróleo bruto também é comercializado sem refinação prévia. O preço do petróleo bruto é determinado no mercado internacional em função de diversos critérios. Com efeito, esse preço depende principalmente da oferta e da demanda, mas também do comportamento dos compradores.

 

Influência dos eventos econômicos:

Tal comportamento decorre, por sua vez, da evolução dos preços, mas leva também em conta fatores influentes, tais como eventos econômicos, políticos e/ou naturaisque afetam os países produtores. É o que proporciona uma forte volatilidade ao mercado do petróleo. O preço do petróleo bruto é geralmente expressado em dólares americanos por barril.

 

Regulação pela OPEP:

Fundada em 1960, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) modifica regularmente suas fontes de abastecimento a fim de poder atender à demanda sem que os preços estourem.

 

A forte subida dos países asiáticos:

A demanda nunca parou de aumentar desde a descoberta do petróleo e passa hoje por umaexpansão impressionante por causa do crescimento econômico de certos países da Ásia que consomem cada vez mais matérias-primas. É certamente esse fenômeno que leva mais e mais investidores a especularem sobre petróleo.

 

O preço na bomba dispara:

Em paralelo, do lado do consumidor, observamos uma disparada dos preços. A gasolina, de fato, fica cada vez mais cara e isso impacta o poder aquisitivo de alguns países.

Mas o preço da gasolina não é apenas função do preço do barril de petróleo bruto. Na prática, vêm se somar a esse preço várias taxas que representam, hoje,cerca de 35% do preço do litro de gasolina no varejo. Essas taxas variam, inclusive, de um país para o outro, em função do custo de transporte, da demanda interna e da concorrência.

A todos esses valores, se somam ainda as taxas tributárias do Estado que não deixa de pegar sua parte. Aí também, tais tributos são função da política econômica e variam fortemente de um país para o outro.

 

Em conclusão:

Em suma, o mercado de petróleo é um mercado complexo regido por muitos fatores e atores. Embora o preço do barril seja fixado em nível internacional, as diferenças de gestão política de cada estado tomam um lugar importante na determinação do preço final para o usuário.

Nota-se, por fim, que o mercado petrolífero é certamente o mercado mais observado e vigiado do planeta, pois uma penúria real do ouro negro poderia contribuir a mergulhar o mundo numa crise econômica sem precedente que levaria o ser humano a reconsiderar totalmente seus modos de viver.

Acesse o mercado petrolífero on-line:

Doravante, o mercado petrolífero é acessível a todos, mesmo aos investidores individuais, por meio de brokers ou corretoras on-line. Para especular, você também, nesse mercado e em outras matérias-primas, abra já uma conta de trading junto a um broker de confiança.