Negociar o barril de Brent

Chama-se “barril de Brent” o barril de petróleo oriundo de jazidas do Mar do Norte, produto tendo a particularidade de ser mais leve que outros tipos de petróleo, mas também com uma taxa menor de enxofre.Essas duas características fazem com que o Brent seja um petróleobastante cobiçado e, portanto, um pouco mais caro que outros. Mas o barril de Brent também é o barril de petróleo bruto que serve de referência para calcular o valor de dois terços dos outros tipos de petróleo.

O barril de Brent se negocia no mercado de Londres e é também um índice financeiro cotado na Bolsa de Valores.
A cotação do barril de Brent é calculada em função da produção mundial, mas também da demanda global que depende essencialmente da política energética planetária, o que explica as fortes flutuações que se podem observar em prazos muito curtos.

O fato de o barril de Brent ter tal influência nas cotações do petróleo emgeral faz dele um indicador muito eficaz para os investidores. Com efeito, o Brent é frequentemente operado pelos investidores institucionais para influenciar as cotações. Contudo, quando se negocia petróleo, é indispensável manter um olhar atento sobre a demanda mundial, e mais ainda sobre as políticas energéticas que sofrem atualmente fortes modificações.

Entretanto, o barril de Brent está em uma tendência altista em longo prazo faz alguns anos, e essa tendência deveria perdurar no futuro devido à demanda sempre mais importante vinda de países emergentes, como China ou Índia, mas também por causa dos limites de produção dos países da OPEP.

Enquanto o barril de Brent é uma referência incontornável na Europa, ele tem um equivalente nos Estados-Unidos, o WTI, ou West Texas Intermediate. Esse último é ainda mais leve que o Brent e não é sulfurado.Enfim, pelo que se refere ao petróleo produzido pelos países da OPEP, sua cotação é calculada em função de uma “cesta OPEP” que corresponde à média de 11 tipos de petróleo produzidos nesses países.

Finalmente, o barril de Brent permanece um ativo muito interessante para os investidores individuais, por um lado por causa dasua forte volatilidade que permite obter lucros importantes em pouco tempo, mas também graças a sua popularidade que permite um acesso fácil às diversas informações políticas e econômicas que influenciam sua cotação.

Investir no barril de Brent facilmente:

Se o barril de petróleo Brent lhe interessa enquanto ativo financeiro e que você almeja investir nessa matéria-prima em curto ou longo prazo, basta se cadastrar em uma plataforma de negociação on-line para especular sobre sua cotação ao vivo.