Deve se investir em longo prazo sobre petróleo?

Em todos os tempos, o petróleo tem sido um investimento privilegiado para os investidores querendo tomar posições em longo prazo. Mas será realmente rentável negociar petróleo em longo prazo? Será o momento de tomar posição? É o que propomos de verificar neste artigo, por meio de algumas explicações que o ajudarão a abordar o mercado de petróleo com visão de longo prazo.

 

O petróleo: Um ativo que tem futuro.

A primeira coisa que se pode afirmar acerca do petróleo é que esse ativo sempre será trocado e pedido.De fato, o petróleo é, ainda hoje, a energia fóssil mais utilizada no mundo e ele participa, enquanto matéria-prima, da composição de inúmeros produtos industriais.

Por motivo do desenvolvimento de muitos países que, até então, consumiam pouco petróleo, mas cuja demanda, hoje, está explodindo, bem como por causa do caráter esgotável desta energia, parece lógico que a oferta de petróleo tenda a se reduzir no futuro, enquanto a demanda vai seguir aumentando. Embora essa constatação seja moderada pelo surgimento no mercado energético das energias renováveis, as mesmas estão longe ainda de ocupar um lugar preponderante e o petróleo ainda tem muitos anos fartos à frente.

Portanto, investir em petróleo em longo prazo é uma aplicação segura.

 

Aproveitar a baixa dos preços para investir em longo prazo em petróleo:

Possivelmente,você terá notado que, desde 2014, os preços do petróleo baixaram significativamente. Após terem se aproximado dos USD 100 o barril, os preços perderam praticamente 50% do seu valor. No entanto, como todos os mercados financeiros, o mercado de petróleo é regido por ciclos, com alternância de tendências altistas e baixistas.

Assim sendo, os analistas preveem nova fase altista próxima que pode permitir ganhos interessantes para os investidores. Portanto, parece pertinente observar de perto os sinais dessa nova tendência para tomar posição em longo prazo, ou tomar posição desde já utilizando uma cobertura de curto prazo.

 

Como cobrir um investimento em longo prazo em petróleo?

Como vimos, os analistas do mercado petrolífero aguardam uma nova alta dos preços do barril nos próximos meses ou anos. Portanto, é interessante investir em longo prazo no petróleo. Porém, no aguardo dessa retomada, o preço do barril pode ainda cair.

Para cobrir eventuais perdas nesse período, você pode optar por uma estratégia visando tomar, paralelamente, posições curtas para venda com forte alavancagem, cujos ganhos permitirão que você conserve sua posição longa até alcançar o objetivo altista.

Como investir em petróleo em longo prazo?

Os CFD oferecidos pelos brokers Forex lhe permitem tomar posições em longo prazono petróleo e cobrir essas posições com posições curtas. Crie agora sua conta de trading para aproveitar desde já as oportunidades.