Identificar a tendência do petróleo

Para identificar a tendência atual e futura do petróleo, o ideal é conhecer os indicadores técnicos mais confiáveis. Para ajudá-lo nessa tarefa, escolhemos de lhe apresentar aqui três indicadores muito utilizados pelos traders no petróleo que lhe permitirão antecipar da melhor forma as movimentações futuras das cotações do barril, bem como maximizar suas oportunidades de obter lucros de maneira rápida e eficiente. Esses três indicadores são as médias móveis, o MACD e as bandas de Bollinger. Salientamos que todos três indicadores mencionados são disponibilizados gratuitamente nos gráficos dos brokers.

 

Identificar a tendência do petróleo com as médias móveis:

As médias móveis podem ser utilizadas tanto para períodos longos como curtos em função do seu modo de negociar. Permitem, portanto, observar as tendências em curto e longo prazo.

A partir dos gráficos, um achatamento ou uma reversão da média móvel permite detectar uma mudança de tendência. É preciso também atentar para a posição da cotação spot relativamente a essa média móvel. O cruzamento de médias móveis é também um forte sinal de venda ou de compra. Por exemplo, uma média móvel de 50 períodos (ou dias de operação da Bolsa) que passa abaixo de uma média móvel de 20 períodos será um sinal de venda e uma média móvel de 50 períodos passando acima de uma média móvel de 100 períodos será sinal de compra.

 

Identificar a tendência do petróleo com a MACD:

O indicador MACD (MovingAverageConvergenceDivergence) permite antecipar uma reversão de tendência de maneira mais precisa que com as médias móveis, notadamente para as movimentações em curto prazo.

Graficamente, a MACD é representada por uma linha de sinal e a linha MACD. Quando essas duas curvas se cruzam, obtém-se então um sinal de compra ou de venda. Assim sendo, uma linha MACD que passa acima da linha de sinal indicará uma tendência altista, e inversamente.

Esse tipo de indicador é um dos mais fáceis de abordar.

 

Identificar a tendência do petróleo com as bandas de Bollinger:

Visualmente, as bandas de Bollinger são representadas por três curvas, uma representando a média móvel de 20 dias (ou períodos) e outras duas, situadas de cada lado da curva principal, correspondendo a dois desvios-padrão.

Tal indicador permite identificar a força da tendência atual. Desta forma, uma tendência muito volátil do petróleo mostrará bandas mais largas, com um desvio-padrão importante. Inversamente, quando a tendência é mais fraca, observa-se um desvio-padrão menor e as bandas mais estreitas.

Quando a cotação do petróleo se aproxima da curva inferior, representa um forte sinal de compra e, ao contrário, quando se aproxima da banda superior, indica um sinal de venda.

Portanto, por meio dessas duas informações, é possível detectar ao mesmo tempo o sentido e a força da tendência.

Especule sobre a tendência do petróleo:

Agora que sabe como identificar a tendência do petróleo, basta tentar lucrar especulando nessas previsões. Para tanto, crie já sua conta de trading on-line.