A cotação do barril de petróleo

Quando se decide investir em petróleo, é indispensável conhecer a cotação do barril e sua evolução, claro. Mas como essa cotaçãoé determinada, ou em outras palavras o preço do ouro negro, e como podemos explicar suas variações? Entenda como abordar a cotação do barrilde petróleo bruto de maneira simples para obter lucros em curto, médio ou longo prazo.

 

Lembrete sobre as origens do petróleo:

Para entender como é definido o preço do barril de petróleo, lembramos que essa matéria-prima é uma energia fóssil produzida somente por alguns países como Arábia Saudita, Estados-Unidos, Rússia, Irã, Iraque, ou ainda China ou México. Ele é coletado por meio de perfuração e depois entregue, refinado ou não, aos países consumidores, principalmente europeus, americanos e asiáticos, permitindo produzir combustíveis, tal como gasolina ou óleo diesel, depois de refinado e tratado quimicamente. Em função de sua origem e destino final, o petróleo ganha nomes distintos e seu preço também pode variar.

As diferenças observadas na cotação do barril de petróleo são, antes de tudo, função de sua qualidade. Diferenciam-se assim o Arabian Light, que vem do Oriente Médio,o petróleo Brent produzido no Mar do Norte, e o WTI, West Texas Intermediate, produzido nos Estados-Unidos que é o mais negociado no mundo, já que é ele que você encontrará como cotação de referência.

 

Como são determinados os preços do barril de petróleo?

Como provavelmente sabe, é por meio de uma unidade, o barril, que o petróleo bruto é cotado nos mercados financeiros, qualquer seja sua origem. É preciso saber que um barril corresponde a aproximadamente 159 litros.
A cotação do barril de petróleo ocorre no mercado internacional 24 horas por dia, mas falaremos somente aqui de duas praças financeiras principais quanto a sua cotação: New-York, pelo petróleo de tipo WTI, e Londres pelo Brent. Portanto, você não especulará nos mesmos mercados, nem com os mesmos valores, em função do tipo de barril de petróleo em que você escolherá investir.

 

Como explicar as variações da cotação do barril de petróleo?

Como qualquer ativo financeiro cotado em Bolsa de Valores, a cotação do barril de petróleo é submetida a flutuações que dependem essencialmente dos investimentos realizados no âmbito internacional. Assim, vários fatores influem nesses preços, de maneira direta ou indireta.

Evidentemente, é a oferta, portanto a produção e sua estabilidade, o primeiro critério de justificação das cotações do barril de bruto. É a OPEP que é encarregada de determinar quantos barris serão produzidos por dia e suas publicações são acompanhadas com muita atenção pelos investidores. Essa organização é composta de vários grandes países produtores mundiais.

Finalmente, os fatores ligados à demanda também são primordiais.Assim sendo, um aumento das necessidades em energia de um grande país consumidor pode ter uma influência de importância variável na cotação do barril.

Especule sobre a cotação do petróleo ao vivo:

Aproveite a acessibilidade das matérias-primas em tempo real e on-line para investir seu dinheiro na cotação do petróleo. Cadastre-se desde já em uma plataforma de trading de qualidade e aposte simplesmente sobre a evolução do preço do barril para obter lucros, que você seja um trader experiente ou um investidor iniciante.