O barril de petróleo

Hoje em dia, a unidade de medida internacional do petróleo é o barril. O termo de barril, significando barrica ou pequeno tonel vem do termo romano-galicano “barriculus”. O barril é utilizado tanto para o petróleo bruto como para seus derivados, como a gasolina.

 

A que corresponde um barril?

Encontra-se frequentemente a medida de barril abreviada por meio dos símbolos “bl” ou “bbl”. Originalmente, o barril era usado para armazenar arenques nos navios pesqueiros. Ele foi depois recondicionado para conter petróleo.
Aliás, o primeiro termo para falar desse barril era, na origem, “Blue barrel”, fazendo referência à cor azul dos primeiros barris americanos, e daí o símbolo “bbl”.

O equivalente a um barril de petróleo é primeiramente expressado em galões americanos, correspondendo a 42 galões, ou seja, aproximadamente 159 litros.Embora a noção de barril seja tipicamente americana (o petróleo é medido em toneladas no resto do mundo), ela se tornou valor de referência para determinar o preço do petróleo. Notamos que uma tonelada de petróleo corresponde aproximadamente a 7,6 barris.

 

O barril utilizado como unidade de medida:

Hoje em dia, o petróleo raramente é acondicionado ou transportado em barris. As companhias petrolíferas preferem, de fato, as cisternas dos navios petroleiros, muito mais eficazes e com capacidade muito superior. No entanto, o barril continua sendo utilizado como unidade de medida.

 

Qualidade do petróleo:

Existem várias fontes de extração do petróleo e, portanto, vários tipos de petróleo. Nota-se que quanto mais pesado o petróleo bruto, menos apreciado ele é. Portanto, a qualidade do petróleo é diferente de um produtor para o outro e o preço do barril evolui também em função desse grau de qualidade. É certamente o que explica por que apenas os barris de certos tipos de petróleo são utilizados como referencia no mercado internacional.

 

O barril de “Brent”:

É o que ocorre com o barril de “Brent” que é um dos tipos de petróleo brutode referência mundial. O Brent se origina de 19 pontos de extração localizados no Mar do Norte e que têm a particularidade de produzir um petróleo mais leve, portanto mais fácil de refinar. O preço do barril de Brent é negociado na Bolsa de Valores de Londres e orienta boa parte das tarifas mundiais de petróleo bruto. É provavelmente por causa dessa qualidade que o Brent se tornou um índice financeiro cotado em Bolsa.

Se você decidir começar a negociar ou comprar petróleo, mais cedo ou mais tarde será levado a se interessar pela cotação do Brent. Com efeito, a maior parte das plataformas de negociação on-line oferece a cotação do barril de Brent em tempo real como referência do preço do petróleo bruto.

No entanto, convémficar atento, pois o Brent não é o único barril utilizado como valor de referência e, de acordo com a origem do seu broker, outros tipos de barris podem ser apresentados. Nota-se, contudo, que todos os brokers europeus utilizam o barril de Brent.

Especule sobre o preço do barril de petróleo nos mercados financeiros:

As oscilações do preço do barril de petróleo nos mercados financeiros podem lhe trazer bons rendimentos graças aos contratos CFD oferecidos pelas corretoras on-line. De utilização simples, eles lhe permitem obter lucros rápidos apostando dinheiro sobre a alta ou a baixa da cotação do barril de petróleo bruto.