Análise técnica do petróleo

Para especular no mercado do petróleo, e principalmente obter lucros em função da evolução da cotação do barril de ouro negro, é indispensável saber realizar ou interpretar uma análise técnica.Para tanto, é preciso saber ler corretamente os gráficos, claro, mas também entender quais são os fatores que influenciam as cotações para a alta ou a baixa para antecipar as movimentações futuras dos preços. Vamos aprender mais sobre esse assunto com algumas recomendações para realizar uma análise técnica pertinente sobre o petróleo.

 

Mercado nos quais o petróleo é cotado:

Em primeiro lugar, vamos nos interessar pelos mercados financeiros em que ocorre a cotação do petróleo.Primeiro, o mercado spot do petróleo, ou seja, o mercado de negociação em que são realizadas as transações de petróleo físico. É nesse mercado que as companhias petrolíferas e as refinarias compram e vendem seus barris.

Mas o mercado que nos interessa, enquanto investidores, é o mercado internacional com suas duas praças financeiras principais: o NYMEX (New-York Mercantile Exchange) e o ICE FuturesEurope(Intercontinental Exchange) em Londres. Esses mercados permitem as trocas de barris de petróleo bruto não físico, ou seja, sem troca real de barris.

As variações das cotações do petróleo observadas nos gráficos desse mercado correspondem às tomadas de posição dos diversos traders. Nota-se de passagem que as cotações mais utilizadas on-line são geralmente a cotação do WTI ou do Brent.

 

Elementos que influenciam a análise técnica do petróleo:

As variações do preço do petróleo observadas numa análise técnica são devidas, principalmente, aos fatores de oferta e demanda.

A oferta de petróleo depende das companhias petrolíferas encarregadas da extração da matéria-prima.

A OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, é uma peça central. Trata-se do conjunto dos países produtores buscando regular os preços do ouro negro por meio de um sistema de cotas de produção. Essa regulação influencia diretamente as cotações do petróleo nos mercados financeiros. Assim sendo, uma diminuição das cotas favorecerá um aumento dos preços do barril de petróleo bruto.

Outro fator ligado à oferta de petróleo e que influencia os preços diz respeito à descoberta de novas jazidas. A recente produção de gás de xisto também influencia os preços do petróleo.

Evidentemente, ainda é comparando a oferta à demanda que se obtém mais informações concretas acerca da evolução dos preços do petróleo. A demanda depende essencialmente da força da indústria dos países importadores. Portanto, é diretamente ligada ao crescimento econômico desses países.

 

Como efetuar uma boa análise técnica do petróleo?

Para fazer uma análise técnica pertinente das cotações do petróleo, como para qualquer ativo financeiro, é preciso utilizar ao mesmo tempo os gráficos a curto e longo prazo. Para tanto, privilegiaremos os gráficos em candlesticks.
Enfim, não deixe de utilizar os diversos indicadores técnicos oferecidos gratuitamente pelas corretoras on-line, tais como os níveis de suporte e resistência, médias móveis, ou ainda os pontos de pivot.

Negocie petróleo com a análise técnica:

Não precisa ser um especialista do mercado ou uma fera da análise técnica para identificar e aproveitar as melhores oportunidades de lucro com o petróleo. Com efeito, as corretoras on-line fornecem gratuitamente os melhores sinais técnicos para lhe permitir tomar posição no momento adequado e ganhar dinheiro.